quinta-feira, 23 de abril de 2020

Dia Mundial do Livro 2020 - Vamos participar no desafio?

     "Um livro no coração. Todos somos Livros." 


                                                                                                                                        Cartaz de Mariana Rio
O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Neste dia, comemora-se também o Direito de Autor.
Esta data foi escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge, e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do heróico cavaleiro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare, Cervantes e Garcilaso de La Vega, falecidos em Abril.
Convidamos a comunidade escolar a celebrar este dia, participando neste desafio:
deixar na caixa dos comentários o título do(s) livro(s) preferido(s).

50 comentários:

  1. Bom Dia!
    Mal li a sugestão da Profª Fátima Moreira lembrei-me, com carinho, do mais bonito livro que li ainda criança e do qual guardo as melhores recordações.
    "O meu pé de Laranja Lima" de José Mauro de Vasconcelos
    Beijinhos polvilhados de saúde
    Natália Bonifácio

    ResponderEliminar
  2. Bom dia!
    É difícil eleger só um livro preferido! O que li mais recentemente e que adorei e se tornou um dos meus livros preferidos, porque gosto de todos os livros relativos ao Holocausto é o «Tatuador de Auschwitz», de de Heather Morris com tradução de Miguel Romeira, porque é baseado numa história verídica.
    Obrigada pelo desafio.
    Fiquem Bem!
    Sónia Ferreira

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Quem me conhece, sabe que é muito difícil nomear um livro preferido... :) Por isso, vou referir vários.
    Os primeiros são livros infantis, contudo vão muito além... são lições de vida e para a vida:
    - "Eu Espero", Davide Cali, Serge Bloch;
    - "A Árvore Generosa", Shel Silverstein.
    Depois, vou à literatura portuguesa e aos livros que me introduziram na aventura da leitura:
    - "As Pupilas do Senhor Reitor", Júlio Dinis;
    - "Os Morgados da Casa Mourisca", Júlio Dinis;
    - "Mário", Silva Gaio.
    Por último, saliento alguns, da fase em que a leitura se tornou algo compulsiva:
    - "O Mistério da Estrada de Sintra", Eça de Queirós, Ramalho Ortigão (primeiro romance policial português);
    - "Os Maias", Eça de Queirós;
    - "A Tragédia da Rua das Flores", Eça de Queirós;
    - "Da Parte da Princesa Morta" - Kenizé Mourad;
    - "Pássaros Feridos", Collen Macullough.
    Espero ter suscitado a curiosidade para alguns destes títulos...São livros fantásticos, com as suas particularidades, e que com toda a certeza vos darão horas e horas... de um verdadeiro prazer literário.

    Boas leituras!
    Ficai bem e com saúde!

    Ana Flor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu livro favorito foi o cavaleiro da dinamarca
      Marta Teixeira Nº20 8ºD

      Eliminar
  4. Retificação! Ups!
    Um dos títulos contém um erro...
    "Os Fidalgos da Casa Mourisca", este é o nome correto da obra de Júlio Dinis.

    Desculpe e obrigada.

    Boas Leituras!

    Ana FLor

    ResponderEliminar
  5. Olá, adoro ler e tenho dificuldade em eleger apenas um.
    Talvez o último que li "A filha da minha melhor amiga".
    E todos os livros sobre psicologia.
    Boas leituras.
    Marina Ferreira

    ResponderEliminar
  6. Bom dia!
    A Isabel Allende é uma autora que eu aprecio. Recentemente li "Para lá do Inverno".
    Fiquem bem, especialmente com saúde!
    Maria José Vieira

    ResponderEliminar
  7. Bom dia.
    Um dos meus livros favoritos foi "A filha do capitão".
    Muito bem escrito e com uma excelente descrição e enquadramento da guerra de trincheiras.

    ResponderEliminar
  8. Bom dia!
    Eu gosto imenso de ler!
    O livro "O Principezinho" de Antoine de Saint-Exupéry é um dos meus livros preferidos.

    Boas leituras!!!
    Julieta Silva

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde!
    Haveria muitos livros para dizer, mas um que adorei ler na minha juventude foi
    O livro "O Principezinho" de Antoine de Saint-Exupéry.
    Boas leituras1
    Alda Barreiro

    ResponderEliminar
  11. "Cem anos de solidão" de Gabriel Garcia Márquez - Um livro a reler nesta altura em que estamos confinados...
    Mais recente, "Contos de cães e maus lobos" de Valter Hugo Mãe, que é uma visita às profundezas da alma...
    Boas leituras!
    Isaura Couto

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde,gosto de vários mas um destacou-se que foi o "O Cavaleiro da Dinamarca"
    Boas leituras!
    Martim Cunha 8D

    ResponderEliminar
  13. Oh! São tantos... aqueles que li e adorei! Contudo posso referir aqui um que li quando era jovem e que ainda há pouco tempo revi. É um livro que fala sobre uma menina cega, surda e muda que, a apesar das limitações de ordem física, vai conseguir prosseguir na vida. Fala de amizade, perseverança e coragem. Este livro é A História de Hellen Keller de Lorena A. HickoK.
    Boas leituras !!!
    Maria José Morais

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde o livro que mais gostei foi o dentinho de leite guardião do tempo

    ResponderEliminar
  15. Bom tarde!! Um dos meus livros favoritos foi o “Cavaleiro da Dinamarca "
    Márcia Correia 7°b

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde o livro que mais gostei de ler foi "A viúva e o Papagaio"

    ResponderEliminar
  17. boa tarde o livro que mais gostei foi o planeta do tesouro

    ResponderEliminar
  18. boa tarde o livro que adorei ler foi «A Viúva e o Papagaio
    Raquel Couto 7B 14

    ResponderEliminar
  19. Boa Tarde o livro que eu mais gostei foi: Robinson Crusoé de Daniel Defoe

    Boas leituras!!!

    Jorge Silva 7ºA

    ResponderEliminar
  20. Boa tarde, o livro que eu mais gostei de ler foi " Alice no País das Maravilhas".
    Boas leituras!!
    Vânia Pereira 7ºB

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde eu aprecio muito os livros das escritoras "Ana Maria Magalhães" e "Isabel Alsada", por isso eu não tenho um livro preferido em específico, mas sim o conjunto de livros "Uma Aventura"

    Francisco Ferreira 7.ºA

    ResponderEliminar
  22. boa tarde eu não tenho nenhum livro preferido mas amo o conjunto de livros de "Uma aventura"

    Inês Ferreira 7ºC

    ResponderEliminar
  23. Natália, foi exatamente o que eu pensei e vinha cá dizer isso,tal e qual! Li-o várias vezes e chorava, chorava, chorava, sempre que o lia.
    Haverá muitos, como nós, a lembrarem-se do Zezé.
    E, se calhar só posso falar de um, mas não consigo deixar de falar do livro "Desumanização" de Valter Hugo Mae pelo qual, bem mais tarde, me apaixonei.
    Boas leituras para todos!
    Beijinho
    Isabel Fonseca

    ResponderEliminar
  24. Natália, foi exatamente o que eu pensei e vinha cá dizer isso,tal e qual! Li-o várias vezes e chorava, chorava, chorava, sempre que o lia.
    Haverá muitos, como nós, a lembrarem-se do Zezé.
    E, se calhar só posso falar de um, mas não consigo deixar de falar do livro "Desumanização" de Valter Hugo Mae pelo qual, bem mais tarde, me apaixonei.
    Boas leituras para todos!
    Beijinho
    Isabel Fonseca

    ResponderEliminar
  25. Gosto de ler e gostava de ter mais tempo para o fazer, sei que para muitos o tempo não é desculpa,porque o tempo é infinito se assim o quisermos... No entanto quando posso pego num livro para naquele momento puder relaxar. Eu gosto muito de José Saramago em especial Ensaio sobre a cegueira. Abraço
    Boas leituras e tudo vai ficar bem..
    Sandra Martins

    ResponderEliminar
  26. Fui a primeira a registar aqui,não sei porque razão,não foi publicado.Volto a fazê-lo e tal como alguns de vocês, tenho dificuldade em escolher um livro preferido, mas quando o faço lembro-me sempre de um livro que li quando era adolescente, durante as férias "grandes" de
    verão. Refiro-me à obra prima de Gabriel Garcia Marques:"Cem anos de solidão". É um livro que nos prende porque conta de forma impressionante e muito realista a vida de uma família ao longo de várias gerações. Aconselho a quem ainda não leu.
    Obrigada por terem partticipado neste desafio.
    Continuação de boas leituras com saúde!
    Fátima Moreira

    ResponderEliminar
  27. O libronze quee mais gostei de ler foi :"História de uma gaivota e de um gato que ensinou a voar".
    Sofia Ribeiro 7.A

    ResponderEliminar
  28. Boa noite gosto de muitos livros mas o meu preferido é "O Cavaleiro da Dinamarca"
    Boas leituras!
    Joana Coelho 8.ºD

    ResponderEliminar
  29. Olá boa noite,
    Gosto muito de levar um livro comigo quando vou à praia, sonhar nele e ir até ao imaginário do mesmo.
    O livro que me marcou enquanto estudante foi os Maias, de Eça de Queiroz, que apesar de ser de leitura obrigatória li num ápice.
    Depois foram muitos os que li e ainda hoje tenho alguns em lista de espera.
    Agora prefiro históricos com algum romance pelo meio.
    O último lido foi: Os irmãos Karamázov, de Fiódor Dostoievski. Assusta o número de páginas mas recomendo.
    Boas leituras!!
    Gabriela Cunha

    ResponderEliminar
  30. "Entrei numa livraria. Pus-me a contar os livros que há para ler e os anos que terei de vida. Não chegam!" pois é, são as palavras de Almada Negreiros. O que estamos a perder quando não entramos na magia da leitura. E quando entramos, até nos perdemos no meio dos livros...existem tantas obras interessantes para ler de variadíssimos autores, de variadíssimos nacionalidades!
    É difícil eleger apenas um livro mas, como eu adoro romances históricos, a minha escolha vai para “O último cabalista de Lisboa” escrito pelo norte-americano a viver em Portugal, Richard Zimler.
    Boas leituras!
    Ana Paula Dias

    ResponderEliminar
  31. Bom dia. O livro que mais gostei de ler foi o " Cavaleiro da Dinamarca "
    José Sequeira 8D

    ResponderEliminar
  32. Boa tarde , o meu livro preferido é "O cavaleiro da Dinamarca"
    Rui Silva 7A

    ResponderEliminar
  33. Boa tarde, atualmente o meu livro preferido é " Harry Potter e o Cálice de Fogo" de J.K Rowling.
    Cláudio Pinto, 8.ºD, n.º4.

    ResponderEliminar
  34. Boa tarde. o livro que mais gostei de ler foi " A Abóbada" de Alexandre Herculano.
    Ana Sousa 8D.

    ResponderEliminar
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  36. Boa noite! O livro que eu mais gostei foi "O cavaleiro da Dinamarca"
    Tânia Santos 8C

    ResponderEliminar
  37. Bom dia o livro que mais gostei de ler foi «A Culpa é das Estrelas» de John Green.
    Lara Couto 8ºD

    ResponderEliminar
  38. O livro que eu gostei de ler foi o conto da ilha desconhecida, porque este livro fala de um homem que queria uma coisa mas todo mundo estava contra ele mas mesmo assim o homem não desistiu e conseguiu o que queria

    ResponderEliminar
  39. Boa Tarde!Um dos livros que mais gostei foi "A Árvore" de Sophia De Mello Breyner Andresen.
    Boas leitura!!
    Diana Barros 8ºC

    ResponderEliminar
  40. Unknown25 de abril de 2020 às 13:59

    O livro que eu gostei de ler foi o conto da ilha desconhecida, porque este livro fala de um homem que queria uma coisa mas todo mundo estava contra ele mas mesmo assim o homem não desistiu e conseguiu o que queria
    Rui Miguel Monteiro 8°C

    ResponderEliminar
  41. O livro q li este periodo foi "Uma Breve História" do Stephen Hawking q responde as maiores duvidas do universo com ilustrações criativas e texto bem-lúcido

    Ruben Soares 7°B n°16

    ResponderEliminar
  42. Olá,boa tarde! Um dos livros que gostei de ler foi " Pedro Alecrim" de António Mota.
    Boas leituras!!!
    Ana Pacheco 8.ºA

    ResponderEliminar
  43. olá, boa tarde um dos livros que eu li e mais me fascinou foi " Do teu pai com amor" cujo escritor é Garth Callaghan.
    Ana Matos 8ºA nº2

    ResponderEliminar
  44. olá!
    Um dos livros que mais gostei de ler foi "A Seleção" de Kiera Cass.
    Boas leituras!
    Margarida Bessa
    8.ºA

    ResponderEliminar
  45. ola teve muitos livros que gostei de ler boas leituras.
    tiago ribeiro 8a 22

    ResponderEliminar
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  47. olá! um dos meus livros preferidos é "o menino estrela" de Óscar Wilde, infelizmente este autor já faleceu, mas deixou nos um grande livro. Eu aconselho a todos a o lerem, pois tem uma leitura fácil, e uma grande lição de vida.
    Liliana Mendes 8A 13

    ResponderEliminar
  48. Boa tarde
    O meu livro preferido é "o mandarim" de eça de queirós

    ResponderEliminar