quinta-feira, 30 de abril de 2020

Comemorar

1 de Maio - Dia Mundial do Trabalhador




O Dia do Trabalhador, Dia do Trabalho, Dia Internacional dos Trabalhadores ou Festa do Trabalhador é uma data comemorativa internacional, dedicada aos trabalhadores, celebrada anualmente no dia 1 de maio, em quase todos os países do mundo, sendo feriado em muitos deles.
A homenagem remonta ao dia 1 de maio de 1886, quando uma greve foi iniciada na cidade norte-americana de Chicago, com o objetivo de conquistar melhores condições de trabalho, principalmente a redução para oito horas da jornada de trabalho diária, que chegava a 17 horas. Nessa manifestação, houve confronto com a policia, o que resultou em prisões e mortes de trabalhadores. Seria esta  manifestação que serviria de inspiração para muitas outras que se seguiram. Essas lutas de trabalhadores não foram em vão. Os trabalhadores de todo o mundo conquistaram uma série de direitos e, em alguns países, tais direitos ganharam códigos de trabalho que também estão definidos nas respetivas Constituições.
No período entre guerras, a duração máxima da jornada de trabalho foi fixada em oito horas, na maior parte dos países industrializados.
No calendário litúrgico, o dia celebra a memória de São José Operário, o santo padroeiro dos trabalhadores.

O 1º de Maio em Portugal
A comemoração do Dia Internacional do Trabalhador, proibida durante o regime salazarista, voltou a ser instituída em Portugal em 1974, após a revolução do 25 de abril. Foi a maior manifestação alguma vez organizada no país. Só na cidade de Lisboa juntaram-se mais de meio milhão de pessoas. Para muitos, foi a forma dos portugueses demonstrarem a sua adesão ao 25 de Abril, que uma semana antes restituía ao país a democracia.
Os cartazes produzidos na altura, e então muito populares, mostram o entusiasmo com que partidos e sindicatos abraçaram o novo feriado.

1º Maio 1974: As memórias de um trabalhador e de um patrão - TSF




O 1º de Maio no Porto, 1974

Sem comentários:

Enviar um comentário