terça-feira, 2 de junho de 2020

Dia Mundial da Criança


O Dia Mundial da Criança é celebrado em vários países, contudo a data de comemoração 
difere de país para país. Em Portugal é celebrado no dia 1 de Junho.

Este dia teve a sua génese no pós-guerra da Segunda Guerra Mundial, em 1945, num 
mundo flagelado em termos sociais e humanitários.
Em 1946, a Organização das Nações Unidas (ONU) começou por tomar diligências para defender as crianças. Foi assim que nasceu a United Nations Children's Fund – (UNICEF) que tinha como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades e contribuir para o seu desenvolvimento.

Contudo a tarefa continuava difícil uma vez que, nem todos os países tinham os recursos necessários para dar as condições necessárias às suas crianças.
Em 1950 foi proposto às Nações Unidas que fosse criado um dia dedicado exclusivamente às crianças. Esse dia foi comemorado pela primeira vez no dia 1 de Junho desse mesmo ano nascendo assim a celebração do Dia Mundial da Criança!

Este é um dia que deve ser de diversão para as crianças mas para os adultos deve de reflexão sobre os direitos dos mais pequenos, que continuam a não ser respeitados mesmo nos países desenvolvidos. Diariamente há crianças que passam fome, que são agredidas física e verbalmente, que são abandonadas, que não têm uma família que as ame, as proteja, as eduque e as ensine a crescer com dignidade e respeito por si e pelo outro.
A nossa sociedade tem a obrigação de repensar as suas prioridades e proteger o seu futuro pois a sua continuidade como pessoas são as nossas crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário