quinta-feira, 28 de março de 2019

Palavra da Semana - 6º D


Palavra da semana – “Exílio”

Origem da palavra exílio - Do latim exilium.

Significado: expulsão da pátria; desterro, deportação; degredo. Região desabitada; lugar distante; local solitário. Local em que habita o exilado.
    Ação ou efeito de exilar. Significa que alguém está a ser perseguido e tem de sair do próprio país. Que foi retirado de seu próprio país ou que dele saiu voluntariamente.
    É o estado de estar longe da própria casa (seja cidade ou nação) e pode ser definido como a expatriação, voluntária ou forçada de um indivíduo.
    
Contexto em que surgiu a palavra:
Ouvimos a palavra “exílio” pela primeira vez nas aulas de História e Geografia de Portugal, quando a professora nos explicava o que havia acontecido à família real portuguesa na sequência da “Revolução do 5 de outubro de 1910”. A monarquia tinha chegado ao fim e fora instaurada a República em Portugal.
D. Manuel II e a família real partem da Ericeira para o exílio Inglaterra.
 Foi na Praia dos Pescadores, na Ericeira, que a Família Real embarcou para o exílio na Barca Bomfim que os transportou ao iate D. Amélia que os aguardava.
A família real desembarcou em Gibraltar e seguiu dali para o Reino Unido, onde foi recebido pelo rei Jorge V











Ericeira: com a mãe e a avó (rainha D. Maria Pia) D. Manuel alcança o iate Amélia onde está o tio D. Afonso. Seguem para Gibraltar e depois para Inglaterra.


Pesquisa efetuada pela aluna,
Joana Pinto, n.º1
6.ºD


Sem comentários:

Enviar um comentário