quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Autor do mês de Janeiro - Fernando Pessoa





Iniciamos um novo ano, mas as “velhas” atividades não ficaram esquecidas!

O Autor do Mês de janeiro é... Fernando Pessoa




A atividade foi desenvolvida, desta vez, pelo Diogo Ferreira da turma do quinto C.

Quem foi Fernando Pessoa?

Fernando Pessoa nasceu, em Lisboa, em 1888 e, nesta mesma cidade, morreu em 1935. Com  sete anos partiu para a África do Sul, com a sua mãe e o padrasto, pois este foi designado como cônsul em Durban. Foi sempre um aluno brilhante e muito interessado pela literatura e pela filosofia. Devido à educação recebida familiarizou-se mais com a língua inglesa do que com a portuguesa, tanto que os seus primeiros poemas são em inglês.
Em 1905, regressa definitivamente a Portugal. No nosso país, matricula-se na universidade, no Curso Superior de Letras, que abandona em 1907. Decide depois trabalhar como "correspondente estrangeiro".  Ao longo da vida, foi poeta, dramaturgo, tradutor, ensaísta, astrólogo, inventor, empresário, crítico literário e comentarista político.
No ano de 1914, cria os três conhecidos heterónimos – Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro.
Vive uma vida relativa anónima, em Lisboa, entre a fundação de algumas revistas, a colaboração poética noutras, a publicação de alguns opúsculos e o discreto convívio com amigos. Quando morreu, em 1935, publicara apenas um livro em português - Mensagem.
Fernando Pessoa é considerado um dos maiores génios poéticos de toda a nossa literatura e um dos poucos escritores portugueses mundialmente conhecidos. A sua poesia acabou por ser decisiva na evolução de toda a produção poética portuguesa do século XX.

Como podes conhecê-lo?

Desde logo, indo à tua biblioteca escolar e procurando aí os livros existentes e que, de algum modo, o dão a conhecer. Podes começar pel´O Meu Primeiro Fernando Pessoa, da autoria de Manuela Júdice e Pedro Proença. Aqui, ficas a conhecer uma pequena biografia, deste homem das letras portuguesas, e contactas com alguns dos seus poemas. Este é o início de todo um mundo poético fantástico e maravilhoso que podes descobrir...

Obras existentes na Biblioteca Escolar:

Fernando Pessoa, Poesias – Ortónimos, Porto Editora;
Fernando Pessoa, Poesias – Heterónimos, Porto Editora;
Obra Poética e em Prosa, Vol. I, II, III, Lello e Irmão – Editores;
O Meu Primeiro Fernando Pessoa,  Manuela Júdice e Pedro Proença, Dom Quixote;
Diogo Piçarra em Pessoa, Diogo Piçarra, betweien.


Sem comentários:

Enviar um comentário