terça-feira, 14 de junho de 2016

ARTE POSTAL


O que está em causa na arte postal?
Comunicação, fluxo de trocas, emotividade, criatividade, necessidade de romper fronteiras. a arte postal não implica compra e venda; envia-se pelo correio; sai fora do circuito comercial; muitas vezes organiza-se em forma de LIVRO. Esta forma de arte surge esvaziada do contexto do dinheiro, é oferecida, pode ser manipulada, contraria o formato tradicional dos correios. Assim a arte postal é considerada um meio de expressão artística.



Tantos são os exemplos na história da arte: Marcel Duchamp ( cuja participação consistiu em enviar um telegrama), Fluxus, Joseph Beuys ( crou carimbos, selos, reciclava o que recebia pelo correio para transformar em obras de arte), Martin kippenberger ( usava folhas dos papeis dos hotéis em que pernoitava), Francis Picabia ( tinha em casa um painel e pedia às pessoas para assinarem, tal como se fosse um livro de visitas).

Fazer um envelope, ou um postal, com um grafismo criativo, decorando o espaço que rodeia o selo ou criar a embalagem para uma encomenda, endereçando essa correspondência a um destinatário...

...  este foi o  desafio lançado aos alunos pelas docentes de Educação Visual e o resultado está patente na exposição realizada na Biblioteca Escolar da escola sede. 

Sem comentários:

Enviar um comentário