quinta-feira, 31 de março de 2016

10 ª EDIÇÃO DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - 2ª FASE

É já no dia 19 de abril que a Biblioteca Municipal Almeida Garrett organiza pela 10ª vez consecutiva a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura no Porto, em coordenação com os seus parceiros – o Plano Nacional de Leitura/Ministério de Educação, a Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas/Ministério da Cultura, a Rede de Bibliotecas Escolas e a RTP.


O tema escolhido este ano é a “ligação-ligações”, em sintonia com as recomendações do Pelouro da Cultura. 


As obras selecionadas são as seguintes:

3º Ciclo do Ensino Básico:
 


Os temas tratados refletem as várias ligações possíveis, como:
· A ligação familiar;
· A ligação Homem-Mulher; Mulher-Homem;
· A ligação homem-natureza;
· A ligação passado-presente;
· A ligação entre a vida e a morte;

. A ligação do eu com o outro; e com os seus vários eus;· A ligação entre a metrópole e colónia;· A ligação entre país de origem e o de acolhimento;· A ligação do leitor com o autor;· A ligação do autor com outros escritores
A ligação do real com o fantástico;


O Concurso Nacional de Leitura não é uma competição, ou prova escolar, mas uma festa literária, um momento especial em que centenas de leitores de 17 concelhos do distrito do Porto, que gostam de ler e de conviver através dos livros e das leituras, se reúnem numa grande comunidade de leitores. Concorreram à fase distrital do Porto 118 escolas da rede pública e privada, num total de 459 participantes – 330 alunos do 3º ciclo do ensino básico e 129 alunos do ensino secundário. 

As alunas, Mariana Marques,Inês Ribeiro e Ana Fernandes do 9.º B, vão representar a nossa escola, na 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura 2015/16, no distrito do Porto, no dia 19 de abril.




Nenhum comentário:

Postar um comentário